Essas semanas foram agitadas para a equipe do Instagram e seus usuários. A rede social está passando por algumas atualizações em seu sistema, que tem dado o que falar, e estamos aqui pra explicar tudo o que tem acontecido.

O Instagram está mudando seu algoritmo e, aos poucos, vai deixar de mostrar aos usuários publicações em ordem cronológica e passar a mostrar fotos em ordem de relevância – exatamente da mesma forma que aconteceu com o Facebook. Assim, muitos vão perder algumas publicações interessantes de perfis que não interagem muito.

 Como foi a aceitação dessa novidade?

Não teve! Começou um zum zum zum de reclamações e páginas pedindo para os seus seguidores ativarem as notificações e, em menos de uma semana, a rede social voltou atrás e adiou essa atualização. Não estamos falando que realmente foi cancelada, e sim que, momentaneamente, não acontecerá.

E não parou por aí: a segunda atualização da rede foi o tempo dos vídeos. O Instagram soltou, no dia 29 de março, logo após relevarem a atualização do algoritmo, que agora os usuários podem publicar vídeos de até 60 segundos.

Na verdade, esta notícia não é bem uma novidade, de fato. Em fevereiro, este recurso já estava liberado para anunciantes, mas somente agora ele está liberada para todos.

Lado bom?

Não será preciso ficar editando ou quebrando a cabeça para colocar a parte mais legal do seu vídeo, de uma forma que ele não fique sem sentido.

Lado ruim?

1 minuto é muito tempo para uma rede social que acostumou seus usuários a atualizações muito rápidas e de respostas ágeis. Hora de ativar ainda mais a criatividade nos vídeos, para não cansar seus seguidores – e isso vale, principalmente, para marcas que estão presentes na rede social.

Por enquanto, foram essas as novidades, mas ainda temos muitas semanas pela frente. O que será que nos espera? Veremos nos próximos capítulos.