O Soul Music é um gênero musical que nasceu da mistura do Jazz, Rhythm & Blues e do Gospel afro-americano, nos Estados Unidos, na década de 50. Seu termo apareceu justamente na época em que existiam diversos movimentos de liberalismo social, lutas por direitos civis, contra o racismo e contra a guerra, influenciando diretamente toda a população negra americana.

A experiência dos negros na América foi decisiva para criação e expansão do Soul, pois o gênero servia como testemunho de luta. Seja pela forma de extravasar as dores através da dança, com o funk, ou por registrar suas angústias e clamar por esperança com a mistura do jazz, blues e um vocal forte, com muitas improvisações, muitas vezes acompanhado de backing vocal ou até corais.

Por conta dessa mistura de ritmos e sede de voz, houve um crescimento da música negra a partir desta época, e grandes nomes como Ray Charles uniram vocais do gospel e o R&B, fazendo o Soul se tornar muito conhecido, tanto entre os negros quanto entre os admiradores, nos EUA e na Europa.

O Soul também possui suas próprias características, assim como outros gêneros musicais. É considerado melancólico, com melodia ornamental, improvisações e efeitos sonoros instrumentais. Além disso, o ritmo é acrescentado com o bater das palmas e movimento de coreografias vindas da cultura afro. Também podemos dizer que a interpretação dramática proporciona um diferencial bem característico do estilo.

Assim como em outros ritmos, o Soul tem suas variações.

As que mais se destacam são:

Soul de Detroit.

Soul de Menphis.

Soul Psicodélico.

Soul Branco.

Neo Soul.

No Brasil, na década de 60, Tim Maia foi o nome que trouxe o balanço do soul em suas canções. Influenciando outros artistas como Jorge Ben e Wilson Simonal.

Mas o nosso foco aqui é falar das mulheres que se destacaram nesse estilo. Grandes divas e mulheres fortes que, através da Soul Music (ou Black Soul Music), cantaram suas dores, conflitos nos relacionamentos, narrando suas realidades do subúrbio, clamando por justiça ou cantando sua esperança e fé.

Conheça abaixo algumas das principais divas do Soul, R&B (mistura de soul e funk na música pop) e Neo-soul (mistura musical de vocais e instrumental no estilo do soul dos anos 70 com o som R&B contemporâneo e batidas hip hop).

Aretha Franklin

Patti Labelle

Mariah Carey

Whitney Houston

Etta James

Jill Scott

India.Arie

Gladys Knight

Amy Winehouse

Chaka Khan

Roberta Flack

Neneh Cherry

Erykah Badu

Carole King

Sharon Jones

Dusty Springfield

Sandra de Sá

Fat Family

Paula Lima

Negra Li

Para escutar esses grandes nomes, siga nossa playlist no Spotify: https://spoti.fi/2FbfJqu

Gostou? Compartilhe com os amigos. Dissemine essas maravilhosas, elas merecem todo reconhecimento.