Vamos começar o ano nos preparando para as tendências que estão sendo promissoras para o marketing digital em 2019?

Nada que já não sabíamos em 2018, porém, segundo análises e pesquisas, essas tendências se consolidam cada vez mais no universo do digital.

1 – O consumidor continuará sendo o centro de todas as ações de marketing digital a partir deste ano. Sem excluir, claro, uma boa gestão de marca das empresas.

2 – Você sabia que, todos os dias, cerca de 3,5 bilhões de pesquisas são feitas no Google?

A novidade é que 1/3 delas são realizadas por comando de voz, e esse número tende a aumentar para 50% em 2020. E se o seu site não está otimizado para as pesquisas por voz, você está perdendo um enorme fluxo de usuários.

3 – As redes sociais mais usadas pelos usuários anunciaram mudanças nos últimos meses que causarão impacto nas estratégias de marketing digital para 2019.

Por conta da mudança de algoritmos, o Facebook, por exemplo, passou a priorizar organicamente a entrega de publicações de amigos e familiares, diminuindo muito o alcance das publicações de páginas empresariais.

A solução será rever a estratégia de conteúdo com foco em engajamento, para aumentar o alcance nesta rede social.

4 – O conteúdo relevante, que sana dores dos usuários, seguirá sendo uma das maneiras mais eficientes para gerar leads e conversões.

A diferença de 2019 para os anos anteriores é que o consumidor busca conteúdos mais aprofundados e altamente especializados, que reconheçam as necessidades de cada consumidor e ofereçam uma experiência completa, multicanal e mais personalizada.

5 – Microinfluenciadores incluídos nas estratégias de marketing continuará em alta.

Como cada vez mais pessoas estão se tornando influenciadores digitais, podemos perceber um aumento no surgimento de nichos altamente especializados.

Devemos investir cada vez mais em influenciadores locais, pois as categorias estão cada vez mais segmentadas. Por exemplo, se você tem uma empresa de games, o influenciador da categoria principal (games) pode não conversar com as outras categorias como “games de aventura”, “games de RPG”, “games de desafios lógicos”, etc. Portanto, trabalhar influencer de forma bem segmentada pode trazer mais identificação do público-alvo e, por consequência, mais engajamento.

6 – Você sabia que 72% das empresas que começaram a usar material em vídeo na sua estratégia digital registraram um aumento considerável nas suas taxas de conversão?

Vídeos e lives estão cada vez mais em destaque, e o motivo disso é que o conteúdo visual tem mais chances de fortalecer a relação com a marca, aproximando o consumidor dos bastidores da uma empresa.

7 – Chatboots vão dominar as estratégias de marketing digital nos próximos anos.

Aumentando a agilidade do atendimento, as chances de compras on-line também aumentam. Além do mais, os chatboots também podem ser personalizados com humor e personalidades próprias se bem configurado.

Os aplicativos de mensagens on-line, como o Messenger, WeChat ou o WhatsApp têm mais usuários do que o Instagram, Twitter ou o Snapchat.

O WhatsApp, inclusive, tem quase tantos usuários quanto o YouTube e o Facebook, trocando mais de 55 bilhões de mensagens todos os dias.

Muitas novidades, né? Do jeito que a gente gosta, para gerar aquele movimento nas ideias.

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