PRÊMIOS

2015 – Cannes Tributes – Prata – ACT Responsible – Planet No Bee No Food
2015 – FESTGRAF – Grand Prix – Guerra Silenciosa
2015 – FESTGRAF – Ouro – Ilustração – Guerra Silenciosa
2015 – FESTGRAF – Ouro – Técnica Display – Colmeia
2015 – FESTGRAF – Bronze – Anuncio em revista – Sementes
2014 – FESTGRAF – Ouro – Campanha Bee or not be?

O DESAFIO ERA...

Lançar uma campanha de conscientização sobre a importância das abelhas, os mais eficientes polinizadores da natureza, e mostrar os riscos de seu declínio, já que garantem a polinização de 70% das culturas agrícolas e a produção de 1/3 dos alimentos do mundo.
As causas, ainda controversas, recaem sobre as mudanças climáticas e doenças, mas, sobretudo no Brasil, sobre os efeitos do uso indiscriminado de agrotóxicos e a redução das áreas verdes pelo desmatamento.

COMO RESOLVEMOS

Para combater a desinformação e conscientizar a sociedade para a importância das abelhas e sua proteção, fomos procurados pela ONG "Bee or not to be?", para quem desenvolvemos a campanha multiplataforma “Sem Abelha, Sem Alimento”.

O aplicativo Bee Alert, a primeira plataforma on-line para o registro de desaparecimento ou morte de abelhas em apiários por geolocalização, foi disponibilizado de forma gratuita para apicultores, meliponicultores, técnicos agrícolas e permitiu tangibilizar o problema, mostrando a gravidade das ocorrências de morte massiva de abelhas, e gerando dados importantes para o entendimento de suas causas. O aplicativo está sendo adotado em outros 6 países da America Latina, e já registrou a ocorrência de mais de 130 casos, com 16 mil colmeias afetadas e cerca de 1 bilhão de abelhas mortas.

O site semabelhasemalimento.com.br, seu blog e a página facebook.com/beeornottobe reúnem informações atualizadas sobre o setor apícola e se tornaram referências e importantes fontes de consulta.

MATERIAL DIDÁTICO

A campanha elegeu alguns públicos específicos. Para os agricultores e técnicos agrícolas, criamos ações para divulgar boas práticas de manejo dos polinizadores nas culturas agrícolas. Para alunos e professores do Ensino Fundamental, criamos um rico conteúdo pedagógico para apoiar o tema da educação ambiental em sala de aula.

Poucos sabem, mas o Brasil possui uma das mais ricas biodiversidade de abelhas, sendo em sua grande maioria de abelhas nativas sem ferrão. Para divulgar e também promover a interação do público com este universo, criamos um display com abelhas vivas (com as dóceis mandaçaias), que instigou a reflexão sobre o problema de seu declínio. As abelhas caminhando sobre o cartaz deram vida e dramaticidade à mensagem, atraindo e impactando o público em shoppings e áreas públicas.

A comunidade no Facebook tornou-se referência e a maior no segmento apícola. Uma petição pública, com cerca de 22 mil assinaturas, foi entregue às autoridades. E os dados coletados no Bee Alert estão sendo monitorados e  utilizados para a avaliação do problema.

E O RESULTADO FOI...

17 MIL

PESSOAS IMPACTADAS

7

PAÍSES ABRAÇARAM A CAUSA

+130

REGISTROS DE OCORRÊNCIAS
DE MORTES MASSIVAS DE ABELHAS EM APIÁRIOS