Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

  • Sobre Nós
  • Múltiplas Inteligências
  • Portfólio
  • Clientes
  • C6psula
  • Blog
  • Contato
  • Política de Privacidade
  1. Home
  2. Blog
  3. Especial Sobre o Aplicativo do Momento, O TikTok
Voltar para Blog

Especial Sobre o Aplicativo do Momento, O TikTok

Em Notícias | 05-08-2020

O ano de 2016 foi bem marcante para o Brasil e para o mundo. Tivemos vários acontecimentos, como a morte de David Bowie, os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a destituição da ex-presidenta Dilma Rousseff, a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos EUA e muito mais. Mas, o que o mundo não noticiou, foi o início do surgimento de uma nova febre mundial, que ganharia ainda mais forças nos anos de 2019 e 2020, o aplicativo do momento: TikTok.

E quando falamos de novidades, tendências e comportamento, principalmente do público jovem e da internet, é claro que o Dizaí@ está no meio. No dia 28/07, os nossos websurfistas apresentaram mais um especial, desta vez contando um pouquinho do surgimento e das novidades do TikTok.

Como o aplicativo surgiu?

Em 2016, a ByteDance, uma empresa chinesa de tecnologia, lançou um aplicativo chamado Douyin. Zhang Yimingm, fundador da empresa, percebeu o comportamento e a necessidade do público em consumir conteúdos de humor, memes e vídeos. Este aplicativo, recém-lançado, trouxe para o oriente a mesma proposta que o Musical.ly estava levando para o ocidente. Ambos tinham praticamente a mesma funcionalidade, eram apps de lip-sync, vídeos de dublagem de música.

No ano seguinte, a Byte Dance deu início à expansão do Douyin, porém antes fizeram um rebranding para o entendimento internacional, desta forma surgiu então o fenômeno TikTok.

Ao atravessar o Meridiano de Greenwich para adentrar aos territórios ocidentais, a expansão do aplicativo encontrou diversas barreiras, entre elas o aplicativo citado anteriormente, o Musical.ly. Ele já possuía um alcance global e um público fiel em diversos mercados, como os EUA e o Brasil. O que Zhang, hoje uma das dez pessoas mais ricas da China, decidiu fazer? Comprar o Musical.ly por um valor estimado em US$ 1 bilhão. Deixando até mesmo o Facebook de lado após uma tentativa fracassada de comprar o aplicativo.

Mas o que atraiu tanta gente no TikTok?

Lembram do Vine e do Snapchat? Esses dois aplicativos criaram muitos produtores de conteúdo, foi aí a explosão do termo creators, contudo, após ambos perderem muitos usuários, a comunidade teve que migrar para o YouTube. Depois de todos esses acontecimentos, o TikTok surgiu com a proposta de qualquer pessoa poder ser parte de um entretenimento, foi então que os creators e a geração Z migraram para lá.

O TikTok foi dominado pela geração Z. Geralmente eles são os early adopters em uma nova rede social, talvez pelo motivo de quererem uma privacidade longe dos seus pais, que começaram a entrar no Facebook e no Instagram, por exemplo. Isso gerou um dos maiores desafios do aplicativo: a diversificação do público, que é majoritariamente abaixo dos 20 anos.

Em tempos de Coronavírus, o conteúdo do TikTok é rei.

Estamos vivendo uma época caótica, todas as fontes de notícias estão voltadas ao Coronavírus, as mortes, tragédias e etc. Qual o ganho do TikTok com isso? Ele virou válvula de escape. Ele é muito potente em reter o usuário em um looping eterno, pessoas ficam horas e horas lá, consumindo os conteúdos. Além disso, o aplicativo é visto como uma rede mais leve, não há conteúdos tristes e não fala sobre tragédias.

Quais os temas e conteúdos mais relevantes?

O TikTok é uma verdadeira caixa cheia de conteúdos, mas alguns deles se destacam, geralmente dublagens musicais, danças, desafios, cenas de humor e vídeos de duetos.

Publicidade e marketing do TikTok

O TikTok disponibilizou, recentemente, a possibilidade de realizar anúncios pagos. Porém, devemos apostar na plataforma, já que o marketing em vídeos já representa 52,8% dos esforços em marketing de conteúdo em algumas empresas?

Aqui, acreditamos que o match entre público-alvo e tom de voz da marca é totalmente importante.

41% dos usuários da plataforma têm entre 16 e 24 anos, a primeira pergunta a se fazer é: o meu público-alvo está presente no TikTok?

A grande maioria dos conteúdos no TikTok são humorísticos. A segunda pergunta a se fazer é: a minha marca se comunica dessa forma?

Esses são fatores muito importante para a tomada de decisão em investir na plataforma, com eles saberemos se estamos comunicando com o público certo e se a forma de se comunicar não será “falsa”.

Formas de trabalhar com o TikTok

O site influencermarketinghub, tanto o perfil brasileiro quanto o internacional, possui diversas análises sobre dicas, formas de trabalhar conteúdos e ads dentro do aplicativo. A seguir, vemos um pouquinho do que eles escreveram.

  1. Influenciadores

Se você pode criar relacionamentos harmoniosos com usuários populares e bem-sucedidos do TikTok, cujos dados demográficos a seguir correspondem ao seu público-alvo, essa ainda é provavelmente a maneira mais econômica de divulgar sua mensagem.

  1. Promovendo seu próprio canal TikTok

Se você tem uma equipe de marketing de mídia social jovem e sua marca segmenta os dados demográficos corretos do TikTok, considere a possibilidade de configurar um canal TikTok para sua empresa. No entanto, lembre-se de que as pessoas não vêm ao TikTok para aprender sobre sua marca e seus produtos. Eles geralmente vão lá para se divertir ou compartilhar seus esforços criativos.

  1. Compartilhando conteúdo do TikTok em outras plataformas sociais

Só porque algo foi originado no TikTok não significa que ele precisa permanecer lá. Você encontrará vários canais no YouTube em que as pessoas compartilham vídeos de destaques do TikTok, por exemplo. Você pode até promover conteúdo relevante do TikTok (tanto seu quanto o criado por influenciadores com quem você fez acordos) através de suas histórias no Instagram.

  1. Publicidade paga no aplicativo

O TikTok lançou alguns formatos de publicidade dentro do aplicativo. Eles ainda estão em teste e vão passar por mudanças, mas já encontramos formatos como:

  • Biddable Ads – Estes são os anúncios que aparecem no fluxo de vídeo para usuários do TikTok.
  • TopView – É um formato de anúncio TikTok baseado em vídeo, ao abrir o aplicativo.
  • Brand Takeover – São aqueles que são exibidos assim que você abre o aplicativo TikTok.
  • Hashtag Challenge – Com os desafios da hashtag, as marcas fazem parceria com os representantes de publicidade do TikTok para criar um desafio único e envolvente.
  • Branded Effects – O TikTok também oferece filtros e lentes de marca, semelhantes ao Instagram e Snapchat.

10 principais influenciadores do TikTok no Brasil

A HypeAuditor divulgou recentemente um estudo sobre o TikTok no Brasil e elencou os top 10 principais influenciadores no País.

  1. Yasminartdrawing – Desenhista
  2. Maisa – Atriz
  3. Whinderssonnunes – Youtuber
  4. Tirullipa – Humorista
  5. Lucasranngel – Youtuber/Vlogger
  6. Anitta – Cantora
  7. Luismariz – Youtuber/Vlogger
  8. Felipeneto – Youtuber
  9. Viihtube – Youtuber/Vlogger
  10. Brunabarbieoficial – Youtube

O que mais falar de bom sobre o TikTok?

Neste tópico, estão elencadas algumas informações e curiosidades referentes ao aplicativo.

  • Segundo o ranking BrandZ 2020, o TikTok entrou em destaque estreando em 79º lugar (US$ 16,9 bilhões).
  • Segundo a Sensor Tower, no começo do ano, atingiu a marca de 1,5 bilhão de downloads na App Store no Google Play. E é o aplicativo mais baixado no mundo, em todas as lojas, no primeiro semestre de 2020.
  • Segundo a análise App Annie, o aplicativo fechou o ano de 2019 como o quarto mais baixado no ano.
  • O conteúdo do TikTok impulsionou grandes artistas como Lil Nas X e Lizzo, vencedores de Grammys em 2020.
  • No Brasil, são quase 10 milhões de vídeos criados na plataforma ao mês, chegando próximo a 2 bilhões de visualizações mensais.

E o que falar de ruim sobre o TikTok?

Desde o seu lançamento, o TikTok vem sofrendo constantes ataques. Neste tópico, estão elencadas algumas polêmicas que o aplicativo acabou se metendo.

  • Concorrência do Marck Zuckerberg – Instagram Reels
  • A Gigante Amazon já deu sinais de querer proibir o app no celular de seus colaboradores, mas acabou voltando atrás em sua decisão.
  • No começo do ano, o site The Intercept acusou o TikTok de adotar uma política de ocultação e conteúdo de pessoas tidas como fora do padrão. A empresa reconheceu e encerrou a abordagem.
  • O app já foi bloqueado na Índia, um dos seus maiores mercados.
  • A guerra comercial entre EUA e China. A Casa Branca ameaça proibir o TikTok e outros apps chineses em nome, supostamente, da privacidade e da segurança nacional.
  • O TikTok também é investigado pelo departamento de justiça dos EUA por, supostamente, coletar informações sobre crianças menores de 13 anos sem autorização dos pais.

E chegamos ao final. Esse foi um pouquinho do material que trouxemos para este especial. Acompanhe as novidades do dizaí@ aqui no blog e também pelos destaques e stories da 6P. E não se esqueça: estamos juntos, mas separados. #StayHome.

Leia também:

Pantone divulga cores para 2021. Descubra como foi o processo.

Pantone divulga cores para 2021. Descubra como foi o processo.

Uma comunicação que faz sentido

Uma comunicação que faz sentido

Black Friday é sinônimo de campanha atrativa

Black Friday é sinônimo de campanha atrativa

Assine nossa newsletter

© 2019 | 6P comunicação com múltiplas inteligências

Seja um cliente Trabalhe Conosco Seja um fornecedor
16 3931 1266
6p@6p.com.br