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Em Notícias | 05-08-2020
O ano de 2016 foi bem marcante para o Brasil e para o mundo. Tivemos vários acontecimentos, como a morte de David Bowie, os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a destituição da ex-presidenta Dilma Rousseff, a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos EUA e muito mais. Mas, o que o mundo não noticiou, foi o início do surgimento de uma nova febre mundial, que ganharia ainda mais forças nos anos de 2019 e 2020, o aplicativo do momento: TikTok.
E quando falamos de novidades, tendências e comportamento, principalmente do público jovem e da internet, é claro que o Dizaí@ está no meio. No dia 28/07, os nossos websurfistas apresentaram mais um especial, desta vez contando um pouquinho do surgimento e das novidades do TikTok.
Como o aplicativo surgiu?
Em 2016, a ByteDance, uma empresa chinesa de tecnologia, lançou um aplicativo chamado Douyin. Zhang Yimingm, fundador da empresa, percebeu o comportamento e a necessidade do público em consumir conteúdos de humor, memes e vídeos. Este aplicativo, recém-lançado, trouxe para o oriente a mesma proposta que o Musical.ly estava levando para o ocidente. Ambos tinham praticamente a mesma funcionalidade, eram apps de lip-sync, vídeos de dublagem de música.
No ano seguinte, a Byte Dance deu início à expansão do Douyin, porém antes fizeram um rebranding para o entendimento internacional, desta forma surgiu então o fenômeno TikTok.
Ao atravessar o Meridiano de Greenwich para adentrar aos territórios ocidentais, a expansão do aplicativo encontrou diversas barreiras, entre elas o aplicativo citado anteriormente, o Musical.ly. Ele já possuía um alcance global e um público fiel em diversos mercados, como os EUA e o Brasil. O que Zhang, hoje uma das dez pessoas mais ricas da China, decidiu fazer? Comprar o Musical.ly por um valor estimado em US$ 1 bilhão. Deixando até mesmo o Facebook de lado após uma tentativa fracassada de comprar o aplicativo.
Mas o que atraiu tanta gente no TikTok?
Lembram do Vine e do Snapchat? Esses dois aplicativos criaram muitos produtores de conteúdo, foi aí a explosão do termo creators, contudo, após ambos perderem muitos usuários, a comunidade teve que migrar para o YouTube. Depois de todos esses acontecimentos, o TikTok surgiu com a proposta de qualquer pessoa poder ser parte de um entretenimento, foi então que os creators e a geração Z migraram para lá.
O TikTok foi dominado pela geração Z. Geralmente eles são os early adopters em uma nova rede social, talvez pelo motivo de quererem uma privacidade longe dos seus pais, que começaram a entrar no Facebook e no Instagram, por exemplo. Isso gerou um dos maiores desafios do aplicativo: a diversificação do público, que é majoritariamente abaixo dos 20 anos.
Em tempos de Coronavírus, o conteúdo do TikTok é rei.
Estamos vivendo uma época caótica, todas as fontes de notícias estão voltadas ao Coronavírus, as mortes, tragédias e etc. Qual o ganho do TikTok com isso? Ele virou válvula de escape. Ele é muito potente em reter o usuário em um looping eterno, pessoas ficam horas e horas lá, consumindo os conteúdos. Além disso, o aplicativo é visto como uma rede mais leve, não há conteúdos tristes e não fala sobre tragédias.
Quais os temas e conteúdos mais relevantes?
O TikTok é uma verdadeira caixa cheia de conteúdos, mas alguns deles se destacam, geralmente dublagens musicais, danças, desafios, cenas de humor e vídeos de duetos.
Publicidade e marketing do TikTok
O TikTok disponibilizou, recentemente, a possibilidade de realizar anúncios pagos. Porém, devemos apostar na plataforma, já que o marketing em vídeos já representa 52,8% dos esforços em marketing de conteúdo em algumas empresas?
Aqui, acreditamos que o match entre público-alvo e tom de voz da marca é totalmente importante.
41% dos usuários da plataforma têm entre 16 e 24 anos, a primeira pergunta a se fazer é: o meu público-alvo está presente no TikTok?
A grande maioria dos conteúdos no TikTok são humorísticos. A segunda pergunta a se fazer é: a minha marca se comunica dessa forma?
Esses são fatores muito importante para a tomada de decisão em investir na plataforma, com eles saberemos se estamos comunicando com o público certo e se a forma de se comunicar não será “falsa”.
Formas de trabalhar com o TikTok
O site influencermarketinghub, tanto o perfil brasileiro quanto o internacional, possui diversas análises sobre dicas, formas de trabalhar conteúdos e ads dentro do aplicativo. A seguir, vemos um pouquinho do que eles escreveram.
Se você pode criar relacionamentos harmoniosos com usuários populares e bem-sucedidos do TikTok, cujos dados demográficos a seguir correspondem ao seu público-alvo, essa ainda é provavelmente a maneira mais econômica de divulgar sua mensagem.
Se você tem uma equipe de marketing de mídia social jovem e sua marca segmenta os dados demográficos corretos do TikTok, considere a possibilidade de configurar um canal TikTok para sua empresa. No entanto, lembre-se de que as pessoas não vêm ao TikTok para aprender sobre sua marca e seus produtos. Eles geralmente vão lá para se divertir ou compartilhar seus esforços criativos.
Só porque algo foi originado no TikTok não significa que ele precisa permanecer lá. Você encontrará vários canais no YouTube em que as pessoas compartilham vídeos de destaques do TikTok, por exemplo. Você pode até promover conteúdo relevante do TikTok (tanto seu quanto o criado por influenciadores com quem você fez acordos) através de suas histórias no Instagram.
O TikTok lançou alguns formatos de publicidade dentro do aplicativo. Eles ainda estão em teste e vão passar por mudanças, mas já encontramos formatos como:
10 principais influenciadores do TikTok no Brasil
A HypeAuditor divulgou recentemente um estudo sobre o TikTok no Brasil e elencou os top 10 principais influenciadores no País.
O que mais falar de bom sobre o TikTok?
Neste tópico, estão elencadas algumas informações e curiosidades referentes ao aplicativo.
E o que falar de ruim sobre o TikTok?
Desde o seu lançamento, o TikTok vem sofrendo constantes ataques. Neste tópico, estão elencadas algumas polêmicas que o aplicativo acabou se metendo.
E chegamos ao final. Esse foi um pouquinho do material que trouxemos para este especial. Acompanhe as novidades do dizaí@ aqui no blog e também pelos destaques e stories da 6P. E não se esqueça: estamos juntos, mas separados. #StayHome.