Voltar para Blog

Guia completo de efeitos, causas e acontecimentos gerados pelo Coronavírus

Em Notícias | 03-04-2020

Por equipe Dizaí@

O ano é 2020. Enquanto alguns países tentavam se desviar de uma crise econômica e, outros de uma crise política, um vírus fez com que todos parassem. O Coronavírus está assustando muitas pessoas ao redor do mundo, e não é para menos. Só no Brasil, segundo o último levantamento feito pelo Ministério da Saúde no dia 02 de abril, já são mais de 7.900 casos confirmados.

Em meio a este momento caótico nenhum ditado faz mais sentido do que “a união faz força”. Desde o primeiro decreto de calamidade pública feito no Brasil e no mundo, diariamente somos impactados com os efeitos, causas e acontecimentos gerados pelo COVID-19. Então, não podemos deixar isso passar em branco. A turma do Dizaí@ fez um apanhado das principais notícias marcantes em meio a todos estes acontecimentos.

Meio ambiente

Segundo dados do World Resources Institute (WRI), em 2005 a China ganhou o grande prêmio de maior produtora de poluição mundial devido à alta industrialização baseada na queima de carvão. É normal que, entre o final de janeiro e início de fevereiro, a poluição no país diminua devido à pausa para o Ano Novo Chinês, mas o fato foi muito mais intenso por conta do Coronavírus. Mapas da Nasa e da ESA comprovaram este feito.

Internet

Muitos eventos e shows foram cancelados pelo alto risco da aglomeração, porém, através da internet vários artistas e empresas se mobilizaram para trazer os seus shows para a casa de cada um. Como, por exemplo, a parceria da Universal Music e a GTS que criou o Festival Música em Casa no Instagram, reunindo dezenas de artistas. Não podemos esquecer da live histórica do cantor Gusttavo Lima através do YouTube, que contou com mais de 750 mil visualizações simultâneas.

Marcas

Nós, como publicitários, não podemos deixar de fora o nosso amor pelas marcas e suas ações, são nestes momentos que conseguimos presenciar a união das 4 maiores operadoras do Brasil, as doações feitas pelo Burger King, Mc Donald’s e 99 Táxi, as pausas das cervejarias da Ambev para a produção de álcool em gel para hospitais e até mesmo a Ford, a General Motors e a Tesla ajudando na produção de máscaras e respiradores mecânicos.

Humanidade

Além das marcas, pessoas que não estão dentro do grupo de risco estão se oferecendo para ajudar moradores que não podem sair de casa, estas ações já tomaram proporções mundiais. Cada um ajudando do jeito que pode.

Memes

E não é possível falar Coronavírus sem falar de Cardi B. A rapper norte americana no dia 11/03, viralizou na internet através de um vídeo mostrando o seu desespero com a doença, em pouco tempo você já encontrava memes, figurinhas, brega funk e até mesmo um remix feito pelo DJ iMarkkeyz que chegou ao TOP 10 do iTunes de alguns países. Não podemos deixar de lado que Cardi B se comprometeu a doar todo dinheiro arrecado com a música para as pessoas afetadas pelo COVID-19.

Estes foram, por enquanto, os principais acontecimentos desta quarentena que está mexendo com o mundo, com a internet, com as pessoas e as marcas. Acompanhe as novidades do Dizaí@ aqui no blog e, também, pelos destaques e stories da 6P. E não esqueçam: estamos juntos, mas separados. #StayHome

Sobre o Dizaí@

O Dizaí@ é um projeto interno da 6P e tem o objetivo de unir nossos profissionais mais jovens para uma apresentação que transpira comportamentos, tendências, novidades do mercado, memes e coisas novas. Durante a quarentena, em que todo o time da casa está em home office, as apresentações da equipe Dizaí@ acontecem de forma virtual, além de ganharem um especial para nossas redes. Continue acompanhando!