• HOME
  • A AGÊNCIA
  • O QUE FAZEMOS
  • CASES
  • BLOG E IDEIAS
  • CONTATO
16 3931 1266 6p@6p.com.br
  • IG
  • YT
  • IN
  • FB
  • IG
  • YT
  • IN
  • FB
CONTATO
Cases Cases
Ver Anterior
Ver Próxima

Categorias: Economia, Mercado,


Quem são os 60+ no Brasil e o que diz esse mercado

Hoje existem 30,3 milhões de idosos no país. E nós olhamos para esse público que movimenta 1,6 trilhão de reais por ano? A resposta está no especial feito pela nossa equipe, que conta com detalhes quem é esse público.

Quem são os 60+ no Brasil e o que diz esse mercado

Segundo a ONU, no Brasil, hoje existem 30,3 milhões de idosos, o que representa aproximadamente 15% da população do País. Em 2050, a expectativa é que esse número quase dobre. E aí entramos no questionamento, será que estamos olhando para esse público que movimenta 1,6 trilhão de reais por ano? A resposta veio com um especial realizado pela 6P, feito com base na pesquisa Tsunami 60+, produzida pela consultoria Hype60+ e pela Pipe.Social.

Pesquisa Tsunami 60+

O Brasil é um dos países que está passando pelo envelhecimento de sua população. As pessoas estão tendo menos filhos e, ao mesmo tempo, vivendo mais, causando, assim, a inversão da pirâmide etária. Em um mundo estereotipado, poderíamos dizer que está crescendo o número de aposentados e diminuindo o número da “população economicamente ativa”, o meio da base. Mas será que os 60+ não querem ser economicamente ativos ou nós que os atribuímos essa decisão?

Os idosos não são homogêneos, precisamos pensar na diversidade de comportamento que eles podem apresentar e, pensando nisso, alguns estereótipos foram quebrados com base no resultado da pesquisa.

A seguir, veja os principais números e conclusões levantados na pesquisa:

  • 62% dos brasileiros com mais de 50 anos dizem “Minha saúde mental e física está bem”.
  • 59% das pessoas entre 55 e 64 anos afirmam “Minha rotina na semana é bem intensa, com muitas atividades fora de casa”.
  • 63% das pessoas com mais de 60 anos são provedoras da família.
  • 70% das pessoas acima de 60 anos afirmam ter uma vida sexual ativa.
  • Para manter a mente ativa, muitas pessoas com mais de 60 anos recorrem a jogos analógicos, como palavras cruzadas, Paciência ou Sudoku. Mas os jogos nos celulares são cada vez mais populares.

Economia Prateada

Segundo a pesquisa Tsunami 60+, Economia Prateada é a soma de todas as atividades econômicas associadas às necessidades das pessoas com mais de 50 anos e os produtos e serviços que elas consomem diretamente ou virão a consumir no futuro. Estima-se que a Economia Prateada seja a terceira maior atividade econômica do mundo, uma indústria que movimenta US$ 7,1 tri anuais. No Brasil, o consumidor maduro movimenta cerca de R$ 1,6 tri/ano.

“Quando comparado com os mais jovens, o consumo dos maduros cresceu 3x mais rápido na última década.” (Goldman Sachs)

Contudo, ao mesmo tempo que temos mais de 30 milhões de idosos querendo consumir, muitos ainda encontram dificuldade para encontrar produtos que resolvam suas necessidades. Fala-se tanto da experiência do usuário, mas ainda pouco se faz para a experiência dos 60+.

O estudo “Mais Idade”, realizado pela Globo, indica que 72% desse público acredita que as lojas não estão preparadas para lidar com a longevidade.

Etarismo ou Ageismo

Com as dificuldades que a pandemia nos trouxe, o termo Ageismo ganhou ainda mais notoriedade. Segundo o pesquisador em psicologia e secretário do Observatório do Ageísmo, Jérôme Pellissier, “há uma ideologia difundida permanentemente na qual tudo em relação ao envelhecimento é obrigatoriamente negativo” e ele ainda complementa “para as idosas, a situação é ainda mais complexa, porque não apenas são excluídas das mídias por terem envelhecido como por serem mulheres.”

Não é difícil encontrar exemplos disso, podemos observar a Madonna, por exemplo, quando jovem sempre foi considerada um ícone revolucionário, com o passar da idade, se tornou muito criticada pela sua ousadia. Ao mesmo tempo que a cantora é supercriticada pelo seu comportamento e, principalmente, pelos seus namoros com pessoas mais jovens, pouco se fala de Mick Jagger, com 77 anos, e sua namorada de 33 anos.

Conclusão

Infelizmente, ainda pouco se fala e se faz pensando nos 60+. Hoje já temos influenciadores, modelos e gamers profissionais idosos, mas muitas pessoas ainda insistem em fingir que esse público é pouco consumidor e tecnológico. Algumas empresas já observaram esse grande mercado e estão oferecendo até programas de estágios voltados para esse público.

E chegamos ao final. Esse foi um pouquinho do material que trouxemos para este especial. Acompanhe as novidades aqui no blog e também pelos destaques e stories da 6P no Instagram. E não se esqueça: estamos juntos, mas separados. #StayHome.


Veja também


Case Algar Telecom – IT Forum 2022

Case Algar Telecom – IT Forum 2022

Para criar um case de sucesso, é necessário ter uma ideia criativa que fuja dos padrões e, para isso, vale a máxima: 99% transpiração e 1% inspiração. O processo criativo na 6P envolve muita pesquisa e imersão total no desafio ...

Leia mais
Tóquio 2021 | Liderança feminina, sustentabilidade, saúde mental e resiliência

Tóquio 2021 | Liderança feminina, sustentabilidade, saúde mental e resiliência

Muito além dos memes do Galvão, os jogos de Tóquio trouxeram questões novas e colocaram na cara do mundo temas urgentes, pelo fato de terem sido disputados na atual fase da pandemia. Em seus lugares, “pen”! ...

Leia mais
Conheça o novo sócio da 6P

Conheça o novo sócio da 6P

Em conversas conjuntas de projeção de futuro, a integração do head de planejamento, produção e mídia ao pensamento estratégico da agência tornou-se cada vez mais participativa. Os interesses e valores de ambas as partes mostraram-se complementares e prósperos. ...

Leia mais

SE CONECTE
COM A GENTE

Cadastre seu melhor e-mail e receba os nossos conteúdos exclusivos primeiro.

16 3931 1266

6p@6p.com.br

16 3931 1266

6p@6p.com.br

6p
  • IG
  • YT
  • IN
  • FB
  • A AGÊNCIA
  • O QUE FAZEMOS
  • CASES
  • BLOG E IDEIAS
  • CONTATO

© 2021 | Feito com 💙 em casa. Central de privacidade.

© 2021 | Feito com 💙 em casa. Central de privacidade.

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso site.
Saiba mais sobre quais cookies estamos usando em configurações.

Agencia 6P
Visão geral de privacidade

O site da 6P usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Política de Privacidade

Para garantir sua satisfação, a 6P criou uma Política de Privacidade, que esclarecemos abaixo. A Política de Privacidade da 6P foi criada para demonstrar o seu compromisso com a privacidade e segurança de informações coletadas dos usuários de serviços interativos oferecidos no site da 6P.

Quais dados pessoais serão tratados pela 6P?
A 6P poderá coletar as informações inseridas ativamente por você, “usuário”, no momento do contato, através do preenchimento do formulário de contato, ainda, informações coletadas automaticamente ao utilizar os nossos serviços. Há, assim, o tratamento de dois tipos de dados pessoais: (i) os fornecidos pelo próprio usuário e (ii) aqueles coletados automaticamente pela 6P.

Dados Pessoais Fornecidos pelo Usuário
A 6P coleta todos os dados pessoais inseridos ou encaminhados ativamente pelo usuário ao contatar em nosso site. São eles: Nome completo, sexo, e-mail, data de nascimento e endereço completo. Independentemente de quais dados pessoais o usuário fornece ativamente à 6P, nós apenas faremos uso daqueles efetivamente relevantes e necessários para o alcance das finalidades a ele declaradas na coleta dos dados.

Dados coletados automaticamente pela 6P
A 6P coleta uma série de informações de modo automático no site de interação com o usuário, tais como: características do dispositivo de acesso, do navegador, IP (com data e hora), origem do IP, informações sobre cliques, páginas acessadas, dentre outros. Para tal coleta, a 6P fará uso de algumas tecnologias padrões, como cookies, pixel tags, beacons e local shared objects, que são utilizadas com o propósito de melhorar a sua experiência de navegação em nosso site, de acordo com os seus hábitos e preferências.

Com quais finalidades a 6P tratará seus dados?
Os dados pessoais tratados pela 6P têm como principais finalidades a possibilidade do usuário conhecer a oferta de produtos da 6P e o fornecimento de informações via formulário de contato.

O que são e como a 6P utiliza a tecnologia cookies?

Cookies são arquivos ou informações que podem ser armazenadas em seus dispositivos quando você visita o website da 6P. Geralmente, um cookie contém o nome do site que o originou, seu tempo de vida e um valor, que é gerado aleatoriamente.

A 6P utiliza cookies para facilitar o uso e melhor adaptar seu website e aplicações aos interesses e necessidades de seus usuários, bem como para auxiliar e melhorar sua estrutura e seus conteúdos. Os cookies também podem ser utilizados para acelerar suas atividades e experiências futuras em nossos serviços.

Por meio de cookies, o site armazena informações sobre as atividades do navegador, incluindo endereço IP e a página acessada. Esses registros de atividades (logs) serão utilizados apenas para fins estatísticos e de métricas dos serviços disponibilizados ou para a investigação de fraudes ou de alterações indevidas em seus sistemas e cadastros, não tendo como finalidade o fornecimento dos dados a terceiros sem autorização expressa do usuário.

Esses registros poderão compreender dados como o endereço de IP do usuário, as ações efetuadas no site, as páginas acessadas, as datas e horários de cada ação e de acesso a cada página do site, as informações sobre o dispositivo utilizado, versão de sistema operacional, navegador, dentre outros aplicativos instalado.