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Qual a importância da Semana do Consumidor para o varejo?

Em Notícias | 16-03-2020

Por Rodolfo Vasco

A Semana do Consumidor, que tem início no dia 15 de março, é a oportunidade perfeita para os lojistas venderem mais e os clientes encontrarem boas oportunidades de compras. A data foi criada em 1962, pelo presidente norte-americano John Kennedy e ganhou visibilidade no Brasil em meados de 2014. De lá pra cá, vem adquirindo cada vez mais relevância e, hoje, é considerada a maior data do varejo no primeiro semestre: uma Black Friday fora de época.

Por isso, lojistas de diversos segmentos têm aproveitado a ocasião para oferecer descontos aos seus consumidores em troca de visibilidade. Além de atrair clientes novos para as empresas, a data normalmente aumenta a taxa de conversão das compras, estimula o crescimento do ticket médio por conta das facilidades e estreita o relacionamento com os consumidores.

O Dia do Consumidor em números: confira alguns dados de 2017, 2018 e 2019.

De acordo com pesquisa da Ebit|Nielsen, em 2018, o Dia do Consumidor gerou um faturamento de R$ 229 milhões para o e-commerce.

Segundo pesquisas do Google, as buscas referentes à data cresceram 92% entre 2017 e 2018 e os principais e-commerces do Brasil recebem um incremento de 13 milhões de visitas durante a semana do consumidor.

Outro dado importante apresentado: apesar da data criada estar diretamente ligada aos e-commerces, os consumidores não ficam limitados apenas às compras on-line: 38% desejam comprar apenas em lojas físicas; e empatados com 31% estão os shoppers de lojas somente on-line e os que desejam comprar tanto na física quanto na on-line.

Em média, os entrevistados esperam gastar R$ 690,00 no Dia do Consumidor. Roupas e calçados são as categorias com maior intenção de compra. O relatório também revela que os fatores de maior influência na decisão de compra dos consumidores são, principalmente: preço, confiança na marca e confiança na loja.

5 ações para aumentar as vendas durante a Semana do Consumidor:

Pensando em responder algumas das principais dúvidas que recebo em relação ao Dia do Consumidor para alancar as vendas, eu trouxe as cinco ações fundamentais para a sua empresa:

  1. Selecione produtos sazonais/com ótima saída/com estoque;
  2. Ofereça descontos reais e atrativos (compre junto, frete grátis, compre e ganhe, % desconto, desconto progressivo, etc);
  3. Comunique de forma clara e criativa;
  4. Disponibilize uma ótima experiência ao usuário;
  5. Planeje e divulgue as ações com antecedência.

E aí, alguma dúvida para colocar o plano em prática? Escreva nos comentários.